Lifestyle

Mulheres de Verdade: Leocadia Gubler

7 de março de 2019 - por Julia Baruffi

Mulheres de verdade são aquelas que nos transmitem força, coragem, lealdade com doses de afeto. São as mulheres que equilibram a vida pessoal e profissional, mães ou não, donas de casa ou empreendedoras. Mulheres de verdade aprendem com suas trajetórias de vida e carregam muitas lições. Admiramos muito as estas histórias! Por isso, nós da Laci Baruffi apresentamos o projeto MULHERES DE VERDADE – no qual Ivone Gomes Tavares, Débora Piangers, Zoraide Regina, Nana Oliveira, Leocadia Gubler e Aida Inés compartilham suas histórias e aprendizados. Uma homenagem a todas nós neste Dia da Mulher. Veja mais, a seguir:

CONHEÇA A HISTÓRIA DE TODAS AS MULHERES DE VERDADE

Nesta matéria, vamos conhecer a história de Leocadia Gubler – mãe de três filhos que sonhava em ter uma loja de roupas. Ela e o marido abriram a loja, mas de materiais elétricos. Formaram um time somente de mulheres e seguiram firmes em um ramo tradicionalmente masculino. E hoje? Ela faria tudo de novo.

Quando bem jovem, ela trabalhou na roça. Aos 27 anos, casada e mãe de três filhos, Leocadia Gubler já trabalhava com o marido – engenheiro elétrico. Eles queriam fazer mais, empreender e tinha um ponto comercial. Ela sonhava com um loja de roupas, mas ele não entendia nada de moda. “Pensamos também em um mercado mas não queríamos trabalhar nos finais de semana.” Até que então, seu marido deu a ideia de abrirem a loja de materiais elétricos. Leocadia é mulher de verdade e claro, topou o desafio. E em 1992, abriram a loja. Durante 1 ano ela aprendeu tudo sobre os materiais que vendia na loja com o marido. Foi o período pelo qual seu marido trabalhou na loja junto com ela. Nos anos seguintes, tocou por muitos anos a loja sem o marido, porém, com suas funcionárias. Sim, todas mulheres! No início, Leocadia tinha por princípio contratar apenas mulheres. “Representantes e clientes sempre admiraram e achavam legal a presença feminina num ramo onde é comum encontrar homens.” E ela completa: “Hoje começaria tudo de novo. Amo este ramo.”

Quando crianças, Leocadia conta que seus filhos iam todos juntos para a loja. “Cuidava deles entre os atendimentos. Hoje, trabalham na loja que fica no mesmo endereço desde a abertura em 5 membros da família. “Não temos problemas. Cada um trabalha no seu setor.” Com certeza, isso se deve ao fato de como Leocadia consegue conciliar o relacionamento pessoal e profissional, como também a postura de líder familiar. “Me considero uma referência na família como posição de mãe e chefe, os filhos se inspiram em mim.” E como ela conseguiu e ainda consegue conciliar a rotina de trabalho e casa. Mesmo quando precisa levar trabalho para casa, ela comenta que nunca deixou isso influenciar o relacionamento familiar. Quanto orgulho esta família deve sentir. Por isso, Leocadia é mulher de verdade e nos inspira! Ela completa contando o lado dos filhos também:  “Sempre foi tranquilo, sempre souberam separar.”

Mesmo já sendo mãe antes da loja, acredita que pelo fato dos filhos a verem trabalhando e se dedicando sempre, acabou sendo um fato decisivo na educação dos filhos. “Tudo isso serviu de inspiração para o crescimento dos filhos.” 

É interessante ver como os desafios movem as mulheres e como pessoas como Leocadia fazem a diferença e acabam influenciando outras mulheres ao seu redor. Às vezes, sem mesmo perceber. Obrigada Leocadia por compartilhar sua história conosco e suas batalhas. Mostrar como mulheres podem ter sucesso em ambientes majoritariamente masculinos e também, a importância do equilíbrio na vida familiar. És um exemplo.

Ah, pessoalmente conheço nossa homenageada desde criança, estudei junto com sua filha mais nova no jardim de infância, em Ibirama.

Com carinho,

Julia Baruffi.

Instagram

Copyright 2016, Blog Laci Baruffi - Todos os direitos reservados.

Criado por: Liane Bez