Lifestyle

Mulheres de Verdade: Nana Oliveira

7 de março de 2019 - por Julia Baruffi

O Dia da Mulher é especial para a Laci Baruffi. Somos uma equipe formada por 75% de mulheres, guiadas por uma mulher empreendedora, a designer Laci, e fazemos a maior parte dos nossos vestidos e acessórios para mulheres. A fim de valorizarmos toda a força feminina, reunimos seis mulheres incríveis e estamos contando suas histórias no projeto MULHERES DE VERDADE. Histórias reais, caminhos diferentes mas sempre com muito amor, paciência, força e determinação. Ivone Gomes Tavares, Débora Piangers, Zoraide Regina, Nana Oliveira, Leocadia Gubler e Aida Inés foram escolhidas para representar todas as mulheres e nos inspirar! Conheça nessa matéria a história da mulher empreendedora Nana Oliveira, de Blumenau – Santa Catarina.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE TODAS AS MULHERES DE VERDADE

Nana Oliveira é mulher super poderosa. É mãe, esposa, empreendedora e chef de cozinha. Mulher de verdade. No momento, coordena três restaurantes na cidade de Blumenau (Negroni 33, Hamburgueria da Nana e NanaB – localizado no Shopping Neumarkt), e por coincidência é mãe de três filhas: Joana, 11 anos, Clara, 6 anos e a caçula, Helena, com apenas 3 meses e meio.

Desde muito cedo se despertou para o empreendedorismo, aos 17 anos quando vendia acarajé com seu marido na feira. Depois, ela fez faculdade de administração e trabalhou nessa área por bastante tempo. Em 2012, Nana fez 30 anos e resolveu mudar de profissão. “Desde nova, fiz escolhas pensando no retorno financeiro. Fiz curso técnico para conseguir emprego mais rápido. Mas eu sentia falta de poder ser criativa no trabalho.” Foi quando ela, o marido e as filhas (as duas primeiras) se mudaram para Balneário Camboriú, onde Nana voltou a estudar e optou pela área de gastronomia. “Sempre gostei de cozinhar. Com 12 anos eu e minha irmã assumimos a cozinha da nossa casa, porque minha mãe tinha dois empregos. Peguei gosto por fazer comida.” Acho incrível como momentos únicos em nossa vida vão formando nossa história e influenciando em nossas escolhas.

Sem nunca antes ter trabalhado em uma cozinha profissional, no final de 2014, Nana e o marido inauguraram a Nana Hamburgueria.” Trabalhei uma semana e precisei fechar, para ampliar o local. Era, de fato, uma cozinha muito pequena, 12 m², mas eu não achava que na fase inicial venderia mais do que 40 hambúrgueres por dia. No primeiro dia, vendi 80.” Uau, e aí foi apenas o começo de uma história de sucesso. “Trabalho bem mais, mas sou mais feliz.” – completa orgulhosa.

Hoje, com a rotina que exige bastante energia, Nana conta que o segredo é manter sua rotina pessoal bem organizada. “Na parte da manhã fico com minhas filhas e durmo pois dou mamadeira para Helena à noite. Almoço com elas, deixo na escola e vou trabalhar até umas 18h, vou para casa, fico mais um pouquinho, descanso e divido minha rotina entre Negroni, Nana e NanaB até meia noite.” Com certeza, tarefa digna de uma super mulher! “Meu trabalho e minha família me oxigenam pro próximo dia.”

Tudo isso é possível porque a Nana conta com o apoio de uma equipe. “Quando abri o Nana trabalhava 15 horas por dia, não tinha tempo e fazer um almoço gostoso para minhas filhas por uns 6 meses, isso me deixava muito triste, chorei várias vezes.” Esse é o desafio das mulheres empreendedoras que precisam se dividir entre a rotina acelerada de uma empresa – ainda mais no início – e a família. Mulheres de verdade são, acima de tudo, corajosas e determinadas. “Não me arrependo, mas me lembro até hoje”- completa Nana.

Mulheres se conectam com mulheres.” diz Nana ao acreditar que pelo fato de ser chef mulher atrai mais o público feminino para seus restaurantes, além de quem as mulheres se reúnem por compartilharem dos meus sentimentos, fases de vida, desejos e angústias. “Sem contar o fato que tenho uns 50 filhos que chamamos de colaboradores.”

Aliás, Nana nos mostra com muita garra que a maternidade a impulsiona: “Tenho três filhas para criar, vou para frente, vou para cima. Tenho que criar 3 mulheres com caráter para o mundo”.

Além dos filhos postiços (colaboradores), Nana tem seu marido como sócio e parceiro profissional trabalhando juntos há 20 anos. De casados oficialmente são 15 anos. Com tantas experiências vividas, ela conta que eles só se olham e já sabem o que o outro está pensando – “principalmente aprendemos a nos respeitar, conseguimos aceitar as diferenças de opiniões, mas levou 15 anos e muitas brigas no trabalho para isso acontecer.” Mostrando assim, é preciso ser flexível e ter paciência, afinal, nada acontece de uma hora para outra. “Foi preciso coragem para arriscar lá atrás, mas eu tinha alguém que me apoiava o tempo todo, o meu marido.”

Nana é assim: decidida e bem objetiva. Sabe conciliar seus momentos em família e ser focada no ambiente profissional, sabe arriscar. Mulher inspiradora, uma de nossas mulheres de verdade. Obrigada Nana por compartilhar conosco sua rotina e a realidade de uma super mãe empreendedora.

Com carinho,

Julia Baruffi.

Instagram

Copyright 2016, Blog Laci Baruffi - Todos os direitos reservados.

Criado por: Liane Bez