Lifestyle

Mulheres de Verdade: Ivone Gomes Tavares

6 de março de 2019 - por Julia Baruffi

Em especial ao Dia da Mulher, nós da Laci Baruffi queremos compartilhar histórias reais de mulheres de verdade. Mesmo que diferentes, todas as mulheres possuem traços de força, dinamismo e coragem aliados à essência feminina. Para inspirar todas as mulheres, escolhemos seis homenageadas para compartilharem suas histórias de vida e representarem toda a nossa força. Obrigada Ivone Gomes Tavares, Débora Piangers, Zoraide Regina, Nana Oliveira, Leocadia Gubler e Aida Inés por serem nossas MULHERES DE VERDADE neste Dia da Mulher.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE TODAS AS MULHERES DE VERDADE

Procuramos escolher mulheres de verdade para contarem suas histórias e por isso, esse é o nome do nosso projeto: Mulheres de Verdade. Queremos aproveitar o Dia da Mulher e mostrar que na essência, somos todas iguais e mesmo com trajetórias diferentes, temos as mesmas adversidades quais buscamos resolvê-las com conciliação. Buscamos histórias reais para inspirar, valorizar e estarmos unidas. A seguir, conheça a história do Dona Ivone Gomes Tavares, de 79 anos:

Dona Ivone é retrato de várias mulheres pelo Brasil: desde que se casou, há 50 anos, é dona de casa. Dedicou sua vida à construção da família com seu esposo, enquanto ele trabalhava como professor e para empresas no ramo de café e navegação em Paranaguá/PR. Mãe de quatro filhos já adultos, Ivone aposta sempre na culinária como forma de comemorar conquistas e valorizar a união familiar. É assim que também aproveita para agradar os netos. “Sempre faço o prato favorito deles.” Assim como muitas mulheres no Brasil, principalmente, da sua geração, Ivone trabalhou enquanto solteira como costureira, e após o casamento passou a se dedicar à casa, ao marido e aos filhos. Trabalho de 24 horas por dia, 365 dias por ano. “Nunca mais tive vontade de trabalhar fora, pois fui feliz e realizada”.

Conhecemos a Dona Ivone há muito tempo, desde 1997 quando ela foi uma das nossas primeiras clientes na loja do Shopping Mueller, em Curitiba. Além do cuidado com a família, ela sempre trouxe uns agradinhos para nossas colaboradoras, um gesto também de amor ao próximo.

Quando perguntamos de seus filhos e netos, sempre os retrata com muito carinho. Amor de mãe. “A maternidade é uma benção, não sei quem eu seria sem meus filhos.” Mesmo dizendo que não se sinta assim, Ivone é  líder da família. Conta que sempre buscou influenciar seus filhos para o bem, tanto na vida pessoal, como espiritual. “Não me sinto líder. Influenciei ensinando boas maneiras, no acompanhamento na escola.”

Agora com os filhos já adultos, Ivone compartilha como se sente: “É o melhor relacionamento que eu poderia ter. Cada um com sua independência, mas ao mesmo tempo com uma união muito forte.” E uma de suas filhas, Sylviane completa: “Paciência é uma das suas maiores virtudes, perseverança, companheirismo e fé também.” Atitudes que com certeza ajudaram nos pilares familiares.

Hoje, aos 79 anos, com disposição que se renova a cada manhã, Dona Ivone sempre diz: “Só o amor constrói.” Vaidosa, Dona Ivone gosta de se maquiar e vestir-se bem para ir à igreja e passear. E cozinhar é sempre a forma gostosa de reunir a família. “Bolos e frutos do mar são sua especialidade” – completa a filha. Agora, o próximo desafio da Dona Ivone é se conectar no Instagram – ela está na rede social com a ajuda das netas. É incrível!

Conhecer mulheres como dona Ivone nos inspiram a valorizarmos os momentos em família e na construção destes laços. Em um momento na qual a geração se preocupa tanto com a vida profissional, mulheres como a Dona Ivone nos mostram como é importante a influência da mulher como mãe e pessoa na reunião familiar.

Obrigada Dona Ivone por nos contar sua história.

Com carinho,

Julia Baruffi.

Instagram

Copyright 2016, Blog Laci Baruffi - Todos os direitos reservados.

Criado por: Liane Bez