Dicas

7 atrações típicas imperdíveis da Oktoberfest Blumenau

4 de outubro de 2018 - por Pati Creutzberg

A Laci Baruffi é catarinense com muito orgulho. Por aqui, a atmosfera fica muito mais alegre com a chegada das festas de Outubro. Dentre elas está a Oktoberfest de Blumenau, a mais antiga e famosa delas. Preparei 7 atrações típicas imperdíveis) da Oktoberfest de Blumenau que você precisa aproveitar. Quer saber um pouco mais sobre a festa? Quando começou? Quais as principais atrações? Vamos te contar um pouquinho sobre as curiosidades, informações e dicas para você curtir bastante e prestigiar a cultura alemã em Santa Catarina!

Blumenau é uma cidade de colonização alemã e seu povo manteve viva a tradição de seus antepassados em vários aspectos: gastronomia, música, dança e idioma. Após uma grande enchente que castigou a cidade, em 1984, houve a primeira edição da festa. Inspirada na Oktoberfest de Munique, na Alemanha, que teve seu início em 1810. Com o intuito de levantar o moral dos moradores da cidade no ano de 1984, aconteceu, então, a primeira Oktoberfest em Blumenau. Antes, mesmo disso, empresários da indústria e comércio da cidade já pretendiam promover tal festividade, mas a enchente foi ponto de partida.

OKTOBERFEST DE BLUMENAU EM 1984 – PRIMEIRA EDIÇÃO

Em 2018, a Oktoberfest de Blumenau terá duração de 19 dias, de 03 até 21 de Outubro. Os ingressos você pode comprar no local, mas em dias de muito fluxo como nos finais de semana e feriados, você corre o risco de ficar sem ingresso. Então, vale a pena se programar e comprar suas entradas antecipadamente, você pode fazer isso diretamente no site oficial da festa, clique aqui.

O local oficial das festividades é a Vila Germânica, Blumenau. E a cidade inteira entra no clima da festa durante os dias de festa. Listei, abaixo, as atrações típicas e imperdíveis da Oktoberfest. Confira as dicas para aproveitar o máximo:

BANDAS:
Shows com bandas brasileiras e alemãs durante todo os dias! São três pavilhões com apresentações simultâneas. Você passeia entre os setores e escolhe a banda que mais gostar e faz a festa! A animação é tanta que mesmo que você não entenda uma palavra em alemão, sairá cantando e dançando ao som de diversos sucessos alemães! E é importante frisar: são permitidas apenas bandas que cantam no idioma alemão! Para ver a programação da festa, clique aqui.

GASTRONOMIA:

Além do chope que é ponto alto da festa, a cultura alemã é reconhecida por sua culinária. Durante a festa você terá várias opções de pratos para saborear! As opções são tantas que você vai precisar de mais de um dia de festa para provar tudo! Desde refeições completas aos lanches, todos com toque da culinária germânica!

DANÇAS:

As danças típicas durante a Oktoberfest ficam por conta dos grupos folclóricos da cidade e da região, que se apresentam na festa durante a troca das bandas. Um show a parte que vale a pena você prestigiar. Muitos grupos tem como tradição, fazer uma dança envolvendo o público, que tal participar e ter uma experiência bem divertida?

NEU BREMEN VOLKSTANZGRUPPE DE IBIRAMA APRESENTANDO NA OKTOBERFEST 2017

DESFILES:

Os desfiles da Oktoberfest são muito esperados pelo público. Muitos animados e de grande beleza, é uma pequena amostra da festa nas ruas de Blumenau. Tradicionalmente acontecem todas as quartas feiras e aos sábados durante a festa. No desfile participam as autoridades, realezas de festa, grupos de dança e outros grupos simpatizantes da cultura alemã. Este acontece na Rua XV de Novembro, e a nossa dica é: chegue cedo para conseguir um bom lugar e não perder um segundo dessa bela atração!

REALEZAS:

Todos os anos a Oktoberfest de Blumenau elege sua rainha e duas princesas. A escolha acontece no último dia de festa e as eleitas representam a festa no Brasil e no mundo durante todo o ano.

CONCURSO – TOMADORES DE CHOPE:

Outra brincadeira bem famosa na Oktoberfest é o concurso de tomadores de chope em metro, que consiste em beber uma tulipa de chope de 1 metro (aproximadamente 600 ml) em menos tempo. A competição conta com a categoria feminina e masculina e todos podem se inscrever para participar. O fato interessante é que o chope usado nessa competição é sem álcool, para que todas as pessoas possam se divertir com responsabilidade, legal né?

TRAJES TÍPICOS:

Os trajes típicos fazem referência às raízes da festa e da colonização alemã em Blumenau. A organização da festa incentiva as pessoas que forem de traje folclórico na Oktoberfest, então, quem for de traje típico paga somente meia entrada. Para ver dicas de trajes e composição de looks para melhor curtir a Oktoberfest, clique aqui!

Diversão e responsabilidade andam juntos! Como toda boa festa de cultura alemã o chope é uma das atrações e Blumenau é referência em cervejarias e chopes especiais. Para a segurança de todos, se beber não dirija! Na saída da festa, táxis estão disponíveis ou se preferir chame um carro em algum aplicativo em seu smartphone.

A Oktoberfest celebra a cultura alemã de seus antepassados em uma bela e divertida festa que vale a pena conhecer.
Você já conhece a festa? Qual a sua atração favorita? Deixe nos comentários!
Uma ótima festa e até a próxima!

Pati Creutzberg.

Compartilhar:

Instagram

Copyright 2016, Blog Laci Baruffi - Todos os direitos reservados.

Criado por: Liane Bez